sábado, 6 de outubro de 2007

Mais noticias

Faz um tempinho q nao escrevo, entao vamos colocar as noticias em dia.
Entre outras coisas, fui numa conferencia, trabalhamos duro com divulgacao do psel, fui passar o final de semana em kosice (uma outra cidade) e meu computador estava se sentindo muito solitario e chamou um virus para lhe fazer compania. EEEEEEHHHH

Mas... entao...
Na semana retrasada eu estava na conferencia chamada ROCK IT!
A conferencia foi tipo “kick off after summer” e preparacao para o recrutamento. Foi muito legal conhecer todos os CLs aqui da slovakia, e foi bem divertido. Uma diferenca das conferencias no brasil eh que eu nao me senti cansada nenhuma hora... hehehe Outro ponto eh que acho q tinha umas 70 meninas e 10 meninos no total... hauhauhauhauha Mulheres dominam aqui. O pessoal agora fica contando a quantidade de homens q se aplicam para a AIESEC...

Quando voltamos da conferencia, comecaram os trabalhos de recrutamento. Lah fomos nohs distribuir cartazes, panfletos e convidar os alunos para Infomeetings (uma apresentacao da AIESEC com cerca de 30 minutos. Tipo um Big Picture, mas antes da pessoa se candidatar). Essa parte de divulgacao aqui eh bem diferente. O MC q fez todos os materiais e entregou prontinho na conferencia. E eh um material muito legal, todo baseado no “I`m an AIESECer” campaign. E, o mais legal, todo mundo que tah participando do reccrutamento no CL ganhou uma camiseta escrito I`m an AIESECer que eh muito linda.


Durante a semana trabalhamos divulgando a AIESEC, fazendo infomeetings (apresentacoes sobre a AIESEC) e tudo mais. Daih no final de semana passado eu aproveitei para conhecer Kosice. Kosice eh uma cidade a uma hora e pouquinho de trem de Poprad, e eh uma cidade bem grandinha, e perto da ucrania (o pessoal ateh zoa o CL de lah). A cidade eh muito linda!!! Eles tem uma catedral gotica de uns mil anos de idade q eh muito legal tb! E o pessoal de lah eh super simpatico.
Uma das tradicoes da aiesec lah eh um bar chamado Nebra, onde eles sempre levam os trainees, ceeders e qualquer um que estiver visitando a cidade. E a lenda eh q soh uma pessoa que foi lah lembra de ter voltado para casa... hauahuauhauhauh Bom, eles nao conseguiram me embebedar, mas experimentei uns drinks bem loucos. O mais popular chama “Finland Breath” e eh uma dose de vodka especial, daih vc coloca fogo no copinho e tampa com a mao. Daih faz vacuo e vc brinda com o copinho grudado debaixo da sua mao. Depois vc tem q cheirar a vodka e virar. Eu tenho umas fotos dese ritual... ahuahahuhau Mas o drink q eu mais gostei foi um q chama orgasmo... ahuahuahuahuah Eh com vodka e malibu, entao eh bem docinho...
Outra coisa bem legal dessa viagem para Kosice foi que fiz uma apresentacao sobre o brasil para eles... Mostrei algumas fotos, falei um pocuo, depois fiquei respondendo a umas perguntas. Foi bem legal, e uma das coisas q o pessoal mais estranha eh que eu nao sou muito morena... hehehe Daih lah vai eu explicar a historia da imigracao no brasil... eh bem divertido. =)

Durante essa semana trabalhamos mais com recrutamento, desta vez na outra universidade. Na quarta a Vladka (LCP) viajou para a Lithuania para ir no EuroCo, uma conferencia para todos os presidentes de comites da CEE (Central and Eastern Europe). Daih na quinta veio a VeVe, que eh do MC e eh coach de Poprad. Foi bem legal, tivemos vaaaarios papos. Hoje, sabado, ela foi embora, mas daih chegou a MC VP PD, a Ioana, que eh romena. Ela vai ficar ateh segunda, entao o final de semana vai ser bem interessante. =D

Mas uma coisa triste que aconteceu foi que um dia antes de eu ir para Kosice, eu tava tentando tirar esse cookie pentelho do meu PC, daih troquei de antivirus e tudo, mas acho q isso soh deixou o cookie mais feliz, e agora eu nao consigo mais abrir os arquivos do office, nem mudar nada de lugar. Ou seja, meu pc fudeu. Pelo menos eu consegui passar todos os meus arquivos para DVD, e diah na outra semana os rapazes de Kosice jah ficaram de reinstalar o windows (e gracas a deus eles tem uma versao em ingles!!!)



Outra coisa que eu queria falar sobre a slovakia sao algumas impressoes gerais....
1) “Vc vai sair assim, com o cabelo molhado?????” – Sim, eu ouvi isso inumeras vezes. Sempre que eu lavo o cabelo e vou sair, o pessoal me pergunta isso. E geralmente meu cabelo nem tah muito molhado, eh soh o creme, mas eh uma coisa muito enraiezada na cultura slovaka. Outro ponto eh que vc nao pode sentar no chao, por exemplo...
2) Comida – A comida tipida daqui eh bem gostosa, principalemtne schtrapasski (nao eh assim q escreve, mas eh assim que fala). Eh tipo uma massinha de batata (tipo spatzle) com repolho. Fora isso, eu achei engracado a quantidade de enlatados e conservas que eles tem aqui no supermercado. E eles tb tem muitos tipos de pat^e para por no pao. Eh bem gostoso.
3) Pessoas – Todo mundo eh bem legal aqui, bem simpatico, e eh muito legal quando eu falo que nao entendo slovako, eles sao bem abertos e me ajudam ou falam por sinais... hehhee A unica excesao sao as tiazinhas do caixa do supermercado. Algumas nem bom dia falam... mas tudo bem
4) Ingles – Outro topico bem importante. A maior parte das pessoas mais velhas nao falam ingles. Eles aprenderam russo, e talvez alemao na escola, entao na maior parte das vezes, tentamos nos comunicar em alemao. Mas tem bastante gente querendo aprender, entao eh bom negocio ter escola de ingles aqui. Entre os jovens, a maioria teve aulas de ingles na esocla, mas com professores que antes ensinavam russo... entao imagina o sotaque dos professores... =) Por isso, muitos tem medo de falar ingles, e nao sabem direito. A maioria tem vergonha disso, diz que entende, mas morre de medo de falar. Quando estao comigo eles tentam, mas se puderem evitar.... Mas eh bem legal ver essa menina da AIESEC q no primeiro dia mal falava comigo perder o medo e falar cada vez mais, e ver o ingles dela melhorando =)
5) Vida Universitaria – Muito bizarro. Nao existe vida universitaria nos final de semana. A maioria das pessoas nao estuda na cidade que nasceu e onde os pais moram, entao nos finais de semana eles simplesmente voltam para casa. E como o calendario das aulas muda cada semana (pq tem aulas que eles soh tem a cada 2 ou 3 semanas) muitas vezes eles estao “em casa” (casa dos pais) ateh segunda ou terca... O dia que tem mais festa aqui eh na quarta, quando tem mais chance de ter gente aqui...

3 comentários:

--auGustO LauriNdo-- disse...

Oi helena, adorei suas impressoes da eslovaquia, de verdade, penso que tb deveria escrever mas nao tenho muita paciencia...ahhh nao se preocupe com as titias do caixa do supermercado, aki que o povo eh latino já nao nos cumprimentam, imagine os eslavos....e o resto do pessoal eh super simpatico tb....bem,..um beijao, e curta muiiiiito teu CEED

Liu disse...

Oi Leleh..
temos que continuar nossa conversa hein!!
E cadê as fotos do ritual?? ehhe
Bjs!!!

Unknown disse...

LENA!!!!! pqp, agora te encontrei, né, sumida!?
muitas saudades de você, especialmente agora que está na slovakia e conheceu minha querida LONDRES!
=D muitas novidades para contar.
beijãooooooo